segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ARMAS X ATIRADORES*



ARMAS X ATIRADORES*


“Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas”, diz um ditado norte-americano da década de 60, de autoria desconhecida.
Foi adotado pela Escola de Tiro .38, pioneira em Santa Catarina no ensino de técnicas de tiro desportivo e de defesa, na sua criação.

Quem mata alguém, excetuando-se as excludentes de ilicitude previstas em nosso Código Penal, quais sejam: a legítima defesa, o estado de necessidade, o estrito cumprimento de dever legal e o exercício regular de direito, é um criminoso e não um atirador.

Atirador é um atleta que, como em outras modalidades esportivas, treina, se empenha, priva-se do lazer, evita guloseimas e determinadas bebidas visando uma melhor nutrição. São escolhas que requerem muitas renúncias, logo, não é correto e nem justo chamar um criminoso de atirador!

O esporte do Tiro foi o que deu ao Brasil sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Guilherme Paraense, nosso herói esquecido, conseguiu tal vitória em 1920, na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para termos uma idéia do significado de tal feito, citamos o futebol brasileiro, com diversos títulos mundiais, mas nunca foi campeão numa Olimpíada!
O Barão de Coubertin, intelectual e educador francês, que idealizou os Jogos da Era Moderna em 1896, era atirador!

Portanto, rogamos aos redatores que usem as denominações corretas, pois acreditamos que não gostariam de ver divulgado que alguém que tenha cometido um crime usando uma máquina de escrever ou um computador, como sendo escritor, jornalista ou redator!

*Texto de 1992, escrito por Dr. Tim Omar no ano em que fundou a Escola de Tiro .38.


 
Walter, Dr. Tim, Giovanni e Dr. André (Fraiburgo, SC 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário